PUB
Ficou conhecida como a “casa à prova de bomba”. O Paiol do Açougue, construído entre finais do século XVII e princípios do século XVIII, constituí um edifício que conta parte da história militar de Valença. Durante décadas ficou ao abandono e vai agora ser requalificado.
Começou por ser um armazém de pólvora. Com uma planta retangular, apresenta paredes espessas com contrafortes exteriores, cobertura abobadada e frestas de ventilação.
O Município decidiu dar uma nova vida a este espaço. “Até meados do verão o espaço estará preparado para acolher um conjunto de equipamentos que darão corpo ao futuro Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia”, revela a autarquia.
A empreitada, com um valor de 40 mil euros, “permitirá atrair mais turistas e dar a conhecer melhor o nosso património aos valencianos”.
A obra contempla a requalificação de toda a estrutura edificada e a infra-estruturação do mesmo com todas as valências necessárias às novas funções.
“No âmbito da Rota das Fortalezas Abaluartadas, candidatas a Património Mundial junto da UNESCO, nascerá este espaço interpretativo e explicativo dos sistemas fortificados da raia luso- espanhola, a sua história, evolução, características e particularidades”, refere o Município.
Esta obra enquadra-se na política municipal de recuperação e valorização do do concelho.
[Fotografia: Município Valença]
PUB
Comentários: 0
0
0