É considerada uma das melhores Bandas Sinfónicas do País. Em 2005, foi-lhe atribuída pelo Presidente da República, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.
A 13 de junho de 2023, juntamente com a Banda da Armada e a Banda de Música da Força Aérea, foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Instituída em 1988, a Banda Sinfónica do Exército vai atuar na próxima quarta-feira, em Valença.
O concerto vai ter lugar no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE). O espetáculo vai encerrar as comemorações do Feriado Municipal.
A entrada é gratuita até esgotar a lotação do auditório.
Sob a direção dos maestros Renato Tomás e Luís Afonso, 50 músicos sobem ao palco para oferecer, ao público, “um espetáculo de elevado nível artístico, marcado pela tradição e rigor característicos da formação militar”, adianta o Município de Valença.
O concerto começa com a peça “Caminhos de Santiago”, evocando a ligação histórica de Valença ao percurso até Santiago de Compostela. Seguem-se obras como “With Heart and Voice”, “Zamora 1143”, “Liberation” e “Praise Jerusalém”.
Na reta final, a banda interpretará o Hino a São Teotónio, a marcha “Patrono do Exército” e encerra com o Hino Nacional.
O destacamento do Porto da Banda do Exército, presente em Valença, é herdeiro das antigas bandas militares do Porto e mantém a tradição musical do Exército Português.
Além do papel protocolar em cerimónias, a banda participa em concertos, desfiles e festivais nacionais e internacionais, como o Segovia Military Tattoo (2008) e o ClarinetFest (2009).
O início está marcado para as 21h00.
Comentários: 0
0
0