O Município de Valença promoveu duas ações de capacitação dirigidas a profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e a cuidadores informais, com o objetivo de “reforçar competências e contribuir para um envelhecimento mais saudável, ativo e com qualidade de vida”.
Intituladas Pontes D’Encontro, as sessões decorreram nos dias 10 e 24 de outubro, na Biblioteca Municipal de Valença, e centraram-se na estimulação multisensorial. A iniciativa integrou a programação do Dia Mundial da Saúde Mental, reunindo diversos técnicos e cuidadores das IPSS locais.
Com uma forte componente prática, as formações promoveram a partilha de estratégias e técnicas aplicáveis no acompanhamento diário de pessoas com demência ou outras patologias associadas, capacitando profissionais e familiares para uma intervenção mais eficaz, humanizada e ajustada às necessidades de cada pessoa sénior.
“Estas iniciativas valorizam quem cuida e contribuem para assegurar que os seniores valencianos envelhecem com dignidade, segurança e bem-estar, refletindo a aposta contínua do Município em políticas que promovem um envelhecimento ativo, participativo e feliz”, considera a autarquia.
“Com este trabalho, a Câmara Municipal de Valença reafirma o seu compromisso com a promoção da saúde mental e do envelhecimento ativo, apoiando não só os seniores, mas também todos aqueles que, com dedicação e cuidado, estão ao seu lado diariamente”, acrescenta.
Comentários: 0
0
0