Mónica Silva, professora assistente convidada da Universidade Católica Portuguesa na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, em Braga, está a preparar a tese de doutoramento. Tem como título A infocomunicação em comunidades rurais de baixa literacia: proposta de um modelo colaborativo de e-turismo em Fontoura, freguesia de Valença.
Para enriquecer o trabalho, a docente – a convite de Filomena Caldas, do Clube sénior – organizou uma visita guiada àquela freguesia valenciana.
Tendo em conta o contexto académico da iniciativa, o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, mostrou-se desde logo disponível para marcar presença. Seguiu-lhe exemplo a vice-presidente, Ana Paula Xavier.
A iniciativa contou ainda com a colaboração de Rui Ferreira, ex-presidente desta Junta de Freguesia, e “serviu para dinamização e transpor a memória coletiva local”. Contou, ainda, com a participação especial da Comunidade Associativa Arcanjos S. Miguel e S. Gabriel.
O tema proposto, explica o Município, surge como “análise de comunidades rurais para a promoção da oferta e procura turísticas como mais-valia para os territórios de interior, com vista aos princípios da sustentabilidade, smartificação e da transformação digital, através da informação e da comunicação coletiva e colaborativa, das populações residentes e dos turistas, para a diversificação, competitividade e igualdade de oportunidades de e para todos”.
Mónica Silva é também aluna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, pelo Programa Doutoral de Informação e Comunicação em Plataformas Digitais.
Comentários: 0
0
0