PUB
O Município de Valença, em colaboração com a Proteção Civil local, realizou durante quase todo o dia desta quarta-feira várias queimadas controladas no monte de São Silvestre.
A atividade abrangeu as freguesias de Taião e Cerdal, encosta de Quebrada, em Sanfins e encosta do Monte do Faro, em Ganfei. Cerca de 100 hectares de mato foram queimados pela Proteção Civil de Valença, com apoio das equipas de Sapadores Florestais da região e Bombeiros Voluntários.
A operação contou também com a colaboração dos Sapadores de Paredes de Coura, concelho também abrangido por aquela elevação geográfica.
No total, foram criados 100 hectares de faixas de contenção de incêndios, nos pontos mais críticos e sensíveis do concelho aos grandes incêndios de verão.
Queimadas visíveis a quilómetros de distância a partir de Valença
[Fotografia: Nuno Marujo Cunha]
Queimadas visíveis a quilómetros de distância também a partir de Paredes de Coura
[Fotografias: Cecília Pereira]
A autarquia valenciana procedeu também à criação de amplas faixas de contenção em estradas e áreas consideradas sensíveis. Atuou, ainda, no cumprimento de limpezas, na substituição de particulares, em várias locais do concelho que se encontravam em contencioso, indicados pela GNR / SEPNA.
“Este trabalho faz parte de um plano de ação municipal preventivo da época de incêndios e que tem vindo a desenvolver ações por todo o concelho em parceria com todos os agentes locais e regionais. O sucesso de todas estas ações só se consegue com a colaboração de todos”, sublinha o Município
Recorde-se que todas as queimas e queimadas agrícolas de sobrantes devem ser comunicadas pelo telefone 808 200 520, as mesmas podem ser realizadas até 1 de junho.
[Fotografia de capa: Nuno Marujo Cunha]
Comentários: 0
0
0