PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Presidenciais

Vai votar em mobilidade? Isto é o que precisa

4 Janeiro, 2026 - 11:47

612

0

Inscrições terminam no próximo dia 8 de janeiro.

Arrancam hoje as inscrições para quem pretende exercer o seu direito de voto em mobilidade para as eleições presidenciais. Terminam na quinta-feira, 8 de janeiro.

 

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro, podendo os eleitores votar antecipadamente em mobilidade uma semana antes, a 11 de janeiro.

 

Para votar antecipadamente em mobilidade, deve escolher o município em que pretende exercer o direito de voto e inscrever-se.

 

Segundo explica o Notícias ao Minuto, precisa de ter a seguinte informação:

 

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Número de identificação civil;
  • Morada (correspondente à do recenseamento eleitoral);
  • Contacto telefónico e, sempre que possível, endereço de correio eletrónico.

 

No dia do voto antecipado em mobilidade, deve dirigir-se à mesa de voto onde escolheu votar e levar consigo um documento de identificação, indicando a freguesia onde está recenseado.

 

Já na mesa de voto, são-lhe entregues um boletim de voto e um envelope branco. Deverá, então, assinalar a sua escolha no boletim, dobrá-lo em quatro, colocá-lo no envelope branco e fechá-lo.

 

Este envelope, explica a Comissão Nacional de Eleições (CNE), é colocado noutro azul onde vão ser escritos o seu nome e número de identificação civil e a freguesia e posto de recenseamento, se houver, em que está inscrito.

 

Este envelope é fechado e protegido com uma vinheta cujo duplicado lhe vai ser entregue e serve de recibo.

 

As próximas eleições presidenciais estão marcadas mara dia 18 de janeiro. Caso exista uma segunda volta, realiza-se no dia 8 de fevereiro.

 

 

[crédito fotografia: ilustrativa/DR]