Começa esta quinta-feira, no Vaticano, o segundo dia de conclave para eleição do novo Papa.
Recorde-se que ontem, da primeira votação, resultou fumo negro – o que quer dizer, que o cardeal mais votado não chegou aos dois terços para a eleição.
De hoje em diante vão realizar-se quatro votações por dia. O final da primeira votação está previsto para as 9h30 (hora portuguesa). Porém, nesta votação só sairá fumo da chaminé da Capela Sistina se for branco. Ou seja, caso aconteça a eleição do novo Papa.
Para as 11h00 está previsto o final da segunda votação da manhã. Após esta votação, da chaminé poderá sair fumo negro ou branco, conforme o resultado.
A penúltima votação do dia deve terminar por volta das 16h00 e, a essa hora, só vai haver sinal de fumo se o novo Papa for eleito.
Já a última votação deverá terminar às 18h00 e, por volta dessa hora, é certo que sairá fumo da chaminé da Capela Sistina, só não se sabe ainda se será branco ou negro.
Para ser eleito Papa, o nome precisa ter dois terços dos votos, que são secretos e queimados após a contagem. Como o Conclave reúne 133 cardeais, são necessários pelo menos 89 votos.
Depois da eleição e do fumo branco, o novo Papa irá escolher o seu nome e será apresentado aos fiéis presentes na Praça de São Pedro.
Nessa ocasião, o conclave terminará e os cardeais deixarão a Casa de Santa Marta. Só dias depois, como é tradição na Igreja Católica, é que o novo Papa irá presidir à sua missa de início de Pontificado.
Comentários: 0
0
0