A Direção-Geral de Trânsito espanhola (DXT) anunciou recentemente um novo sinal de trânsito.
De acordo com o G24, anuncia a existência de um radar a controlar a distância entre veículos num derminado ponto de uma autoestrada.
Trata-se de um retângulo, com fundo azul. Podem ver-se as habituais ondas que informam existência de radar. Mas existe também um sinal circular de proibição, com a indicação de 70 metros entre dois veículos.
A DXT já esclareceu que, atualmente, ainda não existe nenhum sinal deste género colocado em toda a Espanha.
“É um sinal para o futuro. De momento ainda não existem máquinas a multar aqueles que não respeitam a distância de segurança”, explica.
Atualmente, é aos agentes da autoridade que cabe a possibilidade de multar um condutor caso este não tenha cumprido com a distância de segurança recomendada.
Não se esqueça deste… já a funcionar
Já em funcionamento, em vários cruzamentos de Espanha, está um novo sinal vertical de trânsito. Também segundo o G24, já foi incorporado no Regulamento Geral de Condução do país vizinho.
Nele pode ver-se um semáforo com a luz vermelha acesa. Vários tipos de veículos e linhas curvas.
[crédito fotografia: G24]
Explica o G24 que este sinal avisa os condutores sobre a existência de câmaras capazes de registar qualquer veículo que avance com o semáforo no vermelho.
Esta mudança faz parte de mais de uma centena realizadas pela DGT.
Alguns sinais mudam apenas o desenho. Outros vão desaparecer por serem considerados obsoletos e noutros vão suprimir-se as conotações de género por forma a adotar uma linguagem mais inclusiva.
Em Espanha, passar um semáforo no vermelho é considerada infração grave. O condutor arrisca uma multa de 200 euros e retirada de 4 pontos na carta de condução.
Comentários: 0
0
0