Mais de 200 empresas estão envolvidas no projeto da Uniminho – Associação do Vale do Minho Transfronteiriço, com o intuito de estabelecer uma Rede Transregional e Transnacional para promover a Responsabilidade Social Empresarial.
Numa pareceria com a Xunta de Galicia e do Governo de Navarra, a Uniminho acredita que esta iniciativa só proporcionará ganhos para negócios de vários sectores.
Manoel Batista, autarca de Melgaço e que assumiu recentemente a presidência da Uniminho, explica que a ideia é congregar entidades públicas e privadas tendo por base a responsabilidade social.
Incentivar os empresários aderentes para a prática de atividades de índole ambiental e social, de modo a criar uma rede que se comprometa com esta atitude de assumir uma responsabilidade social “mais séria” junto dos seus colaboradores e da comunidade onde se insere, é a estratégia.
Este projeto tem sido debatido em várias jornadas, a última das quais decorreu esta quinta-feira, em Valença, com a partilha de testemunhos de algumas empresas do Vale do Minho e também do lado galego.
A mensagem a passar é a de que uma empresa que assuma o compromisso da responsabilidade social não deixa de ser rentável, criando até mais condições para se afirmar e ser “mais queridas” no mercado e no concelho onde está instalada.
O projeto prolonga-se durante o ano de 2014, mas a Uniminho pretende conseguir mais financiamento para lhe dar continuidade, de forma a dar mais consistência a este trabalho.
Recorde-se que a Uniminho – Associação do Vale do Minho Transfronteiriço, foi constituída pela Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho e a Deputación Provincial de Pontevedra a 4 de Novembro de 2005.
A sua missão passa por “fazer dos concelhos do Rio Minho uma referência a nível europeu, no desenvolvimento local através da cooperação, pública e privada, da valorização dos recursos naturais e culturais próprios deste espaço territorial, da promoção da vocação turística do território, da utilização intensiva das tecnologias de informação e da inovação como catalizadores dos processos de desenvolvimento”.
O território de intervenção da Uniminho insere-se na Euro-Região Norte de Portugal/Galiza e compreende 21 municípios: cinco do Vale do Minho e 16 municípios galegos pertencentes à Deputación Provincial de Pontevedra.
Comentários: 0
0
0