Monção já conta com um novo Posto de Informação Turística. Chama-se Monção Rio e fica no lugar da Lodeira, junto à ponte internacional.
Segundo o Município, o espaço já está aberto ao público. Disponibiliza informação referente à atividade cultural, desportiva e fluvial do município, bem como da Eurocidade Monção – Salvaterra.
Inserido no âmbito do projeto Rio Minho – Um Destino Navegável, o espaço dispõe de um balcão de atendimento, encontrando-se decorado com diferentes motivos turísticos e patrimoniais alusivos aoconcelho. Num ecrã, passam imagens do muito que esta região tem para oferecer.
Um dos aspetos que chama mais a atenção, é a imagem, em forma de cortina, dos Passadiços A Galiza Mail`o Minho, trajeto que liga o centro histórico à zona ribeirinha da vila, onde “salta à vista” a tranquilidade do rio Minho e a monumentalidade da fortaleza.
“Com os percursos de barco no rio Minho a iniciarem-se brevemente, o novo posto turístico, além de prestar todas as informações referentes ao projeto que une os municípios de Monção, Valença, Salvaterra de Miño e Tui, apoiará os munícipes e visitantes no processo de reserva das viagens”, explica a autarquia.
Veja a galeria de fotos [créditos: Município Monção]
As reservas poderão ser efetuadas no website da empresa hemisférios www.hemisferios.org, prevendo-se, nesta fase de arranque, que coincidirá com a época de Carnaval, a realização de passeios fluviais de uma hora, bem como rotas curtas e largas, com a duração de um dia, englobando visitas aos municípios.
Parqueamento para bicicletas elétricas
No exterior do Monção Rio, está localizado um posto de parqueamento com capacidade para oito bicicletas elétricas, cuja utilização será gratuita. Trata-se do projeto Smart Minho, promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho, envolvendo as Eurocidades de Monção – Salvaterra, Valença – Tui e Vila Nova de Cerveira – Tomiño.
Este projeto sustentável, que responde aos desafios de mobilidade do futuro, entrará em funcionamento a breve prazo. No caso de Monção, o projeto engloba outro posto de parqueamento, com o mesmo número de bicicletas elétricas, que está localizado no largo do Loreto, em pleno centro histórico.
Comentários: 0
0
0