Está a dar entrada no Alto Minho e em grande parte do território continental a depressão pós-tropical Gabrielle.
O céu está a tornar-se bastante nublado em todo o norte de Portugal e Galiza.
O distrito de Viana do Castelo estará sob aviso amarelo a partir das 18h00. É o terceiro mais grave, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de “precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.
Este alerta vai prolongar-se até às 9h00 de domingo.
Aviso amarelo também para vento, entre as 18h00 deste sábado e as 3h00 de domingo, com previsão de “rajadas até 80 km/h, em especial no litoral e terras altas”.
Ainda segundo o IPMA, aviso amarelo para agitação marítima durante a madrugada com “ondas de oeste com 4 metros”.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu na sexta-feira um aviso à população sobre vento forte, agitação marítima e chuva este fim de semana em Portugal continental, face à instabilidade meteorológica provocado ciclone Gabrielle, entretanto rebaixado a tempestade pós-tropical.
A Gabrielle, que já afetou o arquipélago dos Açores com a intensidade de ciclone, irá trazer vento forte, o que, associado a terrenos secos e quentes, poderá provocar incêndios rurais, sublinhou a ANEPC.
Face a estas previsões, a ANEPC apelou à população para o “estreito cumprimento das regras de prevenção de incêndios rurais”, devido ao risco Muito Elevado e Máximo nas regiões Norte, Centro e Algarve, recordando que, de acordo com as disposições legais em vigor, é proibido fazer queimadas extensivas e queima de amontoados.
Comentários: 0
0
0