PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Subzone (de Monção) vai ter delegação… em Lisboa!

4 Fevereiro, 2026 - 13:04

1909

0

Reforço da capacidade de resposta a nível nacional.

A Subzone Search and Rescue Team, de Monção, anunciou esta quarta-feira a criação da Delegação Centro/Sul, com base operacional em Lisboa.

 

O espaço, segundo a Subzone, vai “reforçar de forma clara a sua presença e capacidade de resposta a nível nacional”.

 

“Esta decisão estratégica representa um passo decisivo no crescimento sustentado da Subzone Search and Rescue Team, permitindo uma maior proximidade aos centros de decisão, parceiros institucionais e entidades nacionais, bem como uma resposta mais célere, coordenada e eficaz às situações de emergência, catástrofe e apoio às populações das regiões Centro e Sul do país”, refere.

 

A Subzone anunciou também que passou a integrar os projetos Drone Crew, SARS (Search and Rescue Squad) e MARSSOG, “o que permitirá um significativo aumento da especialização e da interoperabilidade em cenários de elevada complexidade”.

 

A nova delegação Centro/Sul da Subzone, em Lisboa, terá como principais missões: “Apoiar a coordenação operacional nas regiões Centro e Sul; Reforçar a articulação com entidades de proteção civil, OVPC, ONG e parceiros estratégicos; Apoiar os agentes de proteção civil, equipas de resgate e entidades com especial dever de cooperação; Potenciar a mobilização rápida de meios humanos e materiais; e apoiar ações de formação, planeamento e preparação operacional”.

 

À Rádio Vale do Minho, a direção da Subzone destaca que “este alargamento não é apenas territorial. É um compromisso com uma resposta nacional mais integrada, mais especializada e mais próxima das populações. A criação da Delegação Centro/Sul e a integração de projetos técnicos reforçam a nossa prontidão e responsabilidade enquanto organização voluntária de proteção civil”.

 

“Num contexto marcado pelo aumento da frequência e intensidade de fenómenos extremos, falhas de comunicações e exigências operacionais crescentes, a Subzone afirma-se como uma estrutura voluntária moderna, resiliente e tecnicamente capacitada, preparada para responder aos desafios atuais e futuros da proteção civil em Portugal”.

 

Constituída em 15 de outubro de 2010, a Subzone Search and Rescue Team granjeou prestígio pela sua atuação na região do Alto Minho e pelo seu envolvimento em atividades de resgate.

 

 

[crédito fotografia: arquivo/cedida à Rádio Vale do Minho]