PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Seca: Pecuária está a entrar em “gravidade extrema” – Veja as FOTOS impressionantes

26 Janeiro, 2022 - 21:57

1392

0

Seca em Portugal.

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) alertou que, face à seca, toda a atividade de inverno está comprometida, destacando que a pecuária está a entrar em situação de “gravidade extrema”, pedindo a intervenção do Governo. “Toda a atividade de inverno está comprometida e a entrar em situação de gravidade extrema no que diz respeito à pecuária e às culturas de outono e inverno”, afirmou o presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, citado pelo ECO Sapo.

 

Segundo este responsável, a seca começou por afetar a região Sul, mas, neste momento, já afeta praticamente todo o território. Eduardo Oliveira e Sousa lembrou que a chuva “é fundamental” para o abastecimento das águas subterrâneas e para a humidade superficial, consumida pelas plantas.

 

Assim, perante os dias de sol que se têm registado, as plantas entram em “atividade fotossintética expressiva” e, consequentemente, em carência por não terem humidade. A pecuária está a ser especialmente afetada, encontrando-se perto de uma “fase muito complicada” no que concerne à alimentação animal. 

 

Por outro lado, as barragens estão em níveis “historicamente baixos” e os rios sem um caudal “com alguma expressão”.

 

 

Veja as galerias de fotos

 

Albufeira do Alto Lindoso / Rio Lima [créditos: Pedro Castro/Via Meteo Trás os Montes]

 

Albufeira do Alto Rabagão / Montalegre [créditos: Daniel Reis/Via Meteo Trás os Montes]

 

Barragem de Arcossó / Chaves [créditos: Rafael Ferreira/Via Meteo Trás os Montes]
Castelo de Bode / Abrantes [créditos: Helio Madeiras/Via Meteo Trás os Montes]

 

 

A CAP disse ainda que apenas poderia ser feita alguma coisa para contornar a situação se o país, sobretudo na região do Algarve, tivesse dessalinizadoras, evitando o consumo dos volumes armazenados nas barragens para o abastecimento humano e jardins públicos.

 

“O panorama é muito preocupante. Estou muito admirado por não haver já uma mensagem oficial dirigida a população em geral para que olhe para a torneira, tenha cuidado com os abastecimentos”, vincou o responsável.

 

Perante esta situação, a CAP notou que a Política Agrícola Comum (PAC) é um instrumento financeiro que pode ajudar a mitigar o impacto, mas pediu a intervenção do executivo. “É bom que o Governo comece rapidamente a pensar em ajudar os setores que manifestamente serão mais afetados por esta situação”, concluiu.