O presidente do PSD vai estar esta segunda-feira no distrito de Viana do Castelo. Rui Rio vai visitar a barragem do Alto Lindoso.
Em curta nota enviada à Rádio Vale do Minho, a estrutura nacional do partido refere que a chegada do líder social-democrata está prevista para as 15h30.
Na mesma nota, não é referido o motivo da visita. Porém, tendo em conta a circunstância atual que o País vive, o assunto da seca estará em cima da mesa.
Recorde-se que o Governo restringiu, no início de fevereiro, o uso de várias barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola devido à seca em Portugal continental.
Para já, há quatro barragens cuja água só será usada para produzir eletricidade cerca de duas horas por semana, garantindo “valores mínimos para a manutenção do sistema: Alto Lindoso e Touvedo, no distrito de Viana do Castelo, Cabril (Castelo Branco) e Castelo de Bode (Santarém).
Questionado recentemente pelos jornalistas, o presidente executivo da EDP disse não pensar que tenha havido exagero por parte do Governo nas medidas adotadas.
“Nós estamos aqui para fazer parte da solução, isso para nós é claríssimo”, garantiu Stilwell d’Andrade, esclarecendo que a operação nas barragens está dentro das quotas previstas nos contratos de concessão e que todo o processo tem sido articulado com as várias autoridades competentes.
A barragem do Alto Lindoso situa-se no rio Lima, entre as freguesias de Lindoso e Soajo (concelho de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez respetivamente), dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A barragem foi projetada em 1983 e concluída em 1992.
A sua utilidade é a produção de energia elétrica, sendo o maior e mais potente produtor hidroelétrico em Portugal. É uma das mais altas construções de Portugal.
Comentários: 0
0
0