PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Galiza

Rio Minho: Viu helicópteros sobre as águas? Foi o MARSEC 21

20 Maio, 2021 - 22:58

668

0

PUB O rio Minho, que separa Portugal e Espanha, recebeu esta quarta e quinta-feira mais uma edição do MARSEC. Este ano denominado MARSEC 21. Um  exercício combinado de segurança e […]

PUB

O rio Minho, que separa Portugal e Espanha, recebeu esta quarta e quinta-feira mais uma edição do MARSEC. Este ano denominado MARSEC 21. Um  exercício combinado de segurança e salvamento marítimo/fluvial, promovido pela Armada Espanhola.

O MARSEC 21, envolveu doze cenários diferentes, em que 11 deles decorreram em território espanhol e um outro num troço internacional do rio Minho.

Este exercício, contou com a participação de diversas forças militares, de segurança, de proteção civil e autarquias. Entre estas, marcaram presença os Bombeiros Voluntários de Valença e de Vila Nova de Cerveira.

A iniciativa teve uma vez mais como objetivo principal treinar os procedimentos de coordenação e operacionais entre a Comandância Naval del Miño e a Capitania do Porto e o Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, bem como todas as outras forças envolvidas e que normalmente contribuem para o dispositivo de segurança e salvamento fluvial.

Esta quarta-feira foi realizado um exercício de salvamento fluvial, após simulação do naufrágio de uma embarcação de recreio, que resultará em alguns feridos e desaparecidos, envolvendo resgate aquático, buscas apeadas nas margens e buscas de superfície e de subsuperfície, com equipas de mergulhadores de ambas as Marinhas e da Polícia Marítima.

Também durante esta quarta-feira, uma equipa do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima, realizou treinos de ações de perícia policial subaquática, que seriam expectáveis no caso da existência de suspeitas de crime, relacionado com o cenário de afundamento da referida embarcação.

Esta quinta-feira, foram treinados os procedimentos de apoio à proteção civil, no âmbito dos procedimentos relacionados com as operações de recolha de água (scooping) em ações de combate aos fogos florestais. Foi efetuada a limpeza e interdição da área, e posterior controlo da navegação, possibilitando a realização das operações aéreas em segurança.

 

[Fotografia: Alfredo – Jornal Telemariñas]

 

 

PUB