PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Rio Minho: Valença consegue 1,4 milhões para prevenir inundações

31 Julho, 2025 - 13:59

522

0

Prevenção.

O Município de Valença esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, na assinatura do protocolo de colaboração do NORTE 2030, no âmbito da gestão de recursos hídricos nas Áreas de Risco Potencial Significativo de Inundação.

 

Com um investimento global de 1,4 milhões de euros, financiado pelo NORTE 2030, o projeto Valença – Corredor Verde: Conhecer, Preservar, Prevenir e Valorizar o Rio Minho alinha-se com a Lei da Água, as orientações da Rede Natura 2000 e as diretivas europeias para a gestão integrada dos recursos hídricos, apresentando 4 grandes eixos de intervenção: reabilitação ecológica, gestão do risco de inundações, monitorização e prevenção e envolvimento da comunidade.

 

Este projeto possibilitará a intervenção em cerca de 15 quilómetros do troço fluvial que percorre o concelho, visando a proteção dos habitats, o reforço da galeria ripícola, a melhoria da estabilidade das margens e a criação de condições para a fruição turística e de lazer.

 

“Este é um projeto estruturante e inovador para Valença na gestão dos recursos hídricos mas também enquanto motor de desenvolvimento económico sustentável”, diz o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

 

 

 

[crédito fotografia: Município Valença]

 

Este projeto enquadra-se no Programa Regional Norte 2030, que apoiará com um pacote de 24,4 milhões de euros, os municípios com áreas de risco de inundação que se localizam nas regiões hidrográficas do Minho e Lima, do Cávado, Ave e Leça, e do Douro.

 

 

[crédito fotografia capa: ilustrativa/Município Valença]