PUB
Vai ser assim a nova ponte sobre o rio Minho. Ou se atravessa a pé… ou de bicicleta. Será proibida a circulação de veículos a motor. A travessia vai unir Vila Nova de Cerveira e o município vizinho de Tomiño num imenso parque natural já batizado com o nome de Parque da Amizade. Será, portanto, transfronteiriço e o maior do género em toda a Europa.
Desde que o projeto foi dado a conhecer, a população mostra-se entusiasmada. Ainda não há data para o arranque da obre mas já se sabe que Vila Nova de Cerveira e Tomiño vão passar a estar mais ligados. Desta vez por uma travessia de 330 metros de comprimento e 4,7 metros de largura. Apenas peões e bicicletas.
Vista do lado de Vila Nova de Cerveira
De um lado e do outro, toda uma vasta área verde que promete ser um enorme pulmão a ligar Alto Minho e Galiza: o Parque da Amizade. Terá uma área superior a 245 metros quadrados.
O concurso promovido pelas duas entidades responsáveis foi ganho pelo gabinete de arquitetos Burgos & Garrido, que criou uma obra leve, transparente, aérea e com muita luz.
Vista do lado de Tomiño
A estrutura da ponte foi desenhada de forma a respeitar as vistas dos monumentos dos dois lados do rio e vai acompanhar a disposição arqueada daquela zona.
Com esta nova ponte vai preservar-se também as zonas de vegetação e promover a circulação de pessoas, sem necessidade de interferência com o tráfego da Ponte da Amizade, ali a cerca de 1,5 quilómetros.
[Fotografias: DR]
Comentários: 0
0
0