Vai acontecer no próximo dia 7 de outubro, terça-feira. Será a primeira super-Lua do ano.
Neste dia, segundo a NiT, sobretudo durante a madrugada, o satélite vai estar maior e mais brilhante do que o habitual, atingindo o seu pico por volta das 4h48, segundo a NASA.
O fenómeno é conhecido como Lua da Colheita devido à proximidade com o equinócio de outono, que ocorreu a 22 de setembro.
Nesta altura, a Lua tende a nascer mais perto do sol, o que a torna mais brilhante — isto também ajuda os agricultores a trabalhar com a luz extra, e daí nasceu o nome.
De acordo com a NASA, a super-Lua ocorre quando a lua cheia coincide com a maior aproximação da Lua à Terra na sua órbita elíptica, um ponto conhecido como perigeu.
“A cada 27 dias de órbita em torno da Terra, a Lua atinge tanto o seu perigeu, a cerca de 363.300 quilómetros da Terra, como o seu ponto mais distante, a cerca de 405.500”, explica.
A super-Lua deverá repetir-se outras duas vezes ainda este ano: a 5 de novembro (mas não será visível em Portugal) e a 5 de dezembro, com o pico às 00h14.
Comentários: 0
0
0