Depois de Lisboa e Porto, o país pode vir a ter em breve uma terceira área metropolitana. Será constituída pelos concelhos de Barcelos, Braga, Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Viana do Castelo.
Em reunião do Conselho Executivo da Associação de Municípios daquele Pentágono Urbano, realizada em Barcelos, foi debatida a realização de um estudo técnico sobre a eventual criação de uma terceira área metropolitana no país, na sequência da recente integração de Viana do Castelo na associação, sublinhando a importância de uma abordagem rigorosa e fundamentada a esta matéria.

[crédito fotografia: Município Barcelos]
Vale recordar que, atualmente, existem duas áreas metropolitanas no país: Lisboa e Porto. Estas entidades funcionam como os principais polos demográficos e económicos do país, organizando o associativismo municipal em torno dos dois grandes centros urbanos.
Uma área metropolitana é um aglomerado urbano consituído por uma cidade principal densamente povoada (núcleo) e municípios vizinhos, interligados funcionalmene por redes de transporte, economia e serviços.
Caracteriza-se pela elevada mobilidade pendular de trabalhadores e pela necessidade de gestão conjunta de infraestruturas.
Comentários: 0
0
0