A ponte medieval de Ponte de Barca, cujo pilar central ruiu parcialmente em 2009, reabre ao trânsito automóvel hoje, à tarde, depois de mais três meses de obras de reabilitação, disse à Lusa fonte municipal.
A obra, lançada a concurso por 725.250 euros, envolveu a reabilitação e reforço da ponte, sobre o rio Lima, além da limpeza geral da travessia e respetiva envolvente. Foram ainda corrigidas as juntas e fissuras na alvenaria de pedra, bem como realizada a impermeabilização do pavimento.
Desde o final de janeiro deste ano que a ponte, datada do século XV e que liga Ponte da Barca a Arcos de Valdevez, estava encerrada ao trânsito automóvel para a realização destes trabalhos.
Segundo fonte do município, a ponte reabre hoje, às 14:30, apesar de as obras continuarem nos próximos meses.
“Terminado este período, os trabalhos avançam agora para os pilares da travessia”, explicou a mesma fonte, sublinhando que esta primeira fase da obra que envolveu a colocação de “andaimes suspensos para que não houvesse interferência no processo de desova de várias espécies do rio”.
Em fevereiro de 2009 a ponte sofreu um desmoronamento junto ao pilar central, mas a Estradas de Portugal garantiu que a estrutura não estava em causa.
Classificada como património nacional, a ponte tem como alternativa uma outra travessia, inaugurada há cerca de dez anos.
Comentários: 0
0
0