Ponte da Barca recebe este sábado, no Auditório da Epralima – Escola Profissional do Alto Lima, a partir das 14h00, o I Certame dedicado à Lampreia do Rio Lima. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Ponte da Barca pretende promover e valorizar um dos principais atrativos culinários desta região, bem como a defesa da unicidade da Lampreia do Rio Lima. A autarquia pretende, ainda, iniciar caminho para a possível obtenção da certificação deste produto gastronómico e a criação de uma confraria própria.
Depois da sessão de abertura, que contará com a presença de Vassalo Abreu, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, de Sílvia Torres, Vereadora da Cultura, Desporto e Turismo, e de Melchior Moreira, Presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal, o certame prossegue com dois painéis: o primeiro, intitulado “A pesca e a valorização da Lampreia do Rio Lima”, conta com prestigiados especialistas que vão debater todas as questões relacionadas com este famoso ciclóstomo; o segundo será dedicado a uma Mostra de pratos gastronómicos da Lampreia pelos restaurantes do concelho e pelo curso de Restauração (cozinha/pastelaria) da Escola Profissional do Alto Lima.
Para vassalo Abreu, Presidente do Município barquense, “esta é uma das mais tradicionais iguarias do nosso concelho e uma das mais apreciadas pelos visitantes, por isso potenciar a sua promoção é um dos nossos objetivos com este certame e outros que temos levado a cabo”.
Comentários: 0
0
0