O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai avançar com uma avaliação do estado de saúde e atividade física dos idosos do Alto Minho, com o objetivo de criar uma base de dados na área da terceira idade.
O projeto “Estado de Saúde e Atividade Física da população idosa”, desenvolvido pela Escola Superior de Desporto e lazer do IPVC, sedeada em Melgaço, acaba de ser classificado como “Excelente”, conseguindo um financiamento de 200 mil euros para a sua execução no recente concurso promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Ao longo de três anos, a investigação pretende observar no tempo as alterações de saúde e as relações entre marcadores biológicos, aptidão física e auto-perceção do estado de saúde na terceira idade.
Testes, questionários e análises sanguíneas são os métodos de investigação que vão ser implementadas no terreno a partir do próximo Verão.
Pedro Bezerra, coordenador da Licenciatura em Desporto e Lazer e investigador principal do projeto, fala num estudo inovador no Alto Minho, fundamental para participar no desenvolvimento de informação útil à prescrição de exercício em populações idosas.
Neste momento decorre uma fase preparatória e de aquisição de equipamento.
O projeto ficará sedeado na Escola Superior de Desporto e Lazer, reunindo uma equipa de investigadores do politécnico vianense e da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
Comentários: 0
0
0