Quer perder peso? Para isso não são necessárias dietas nem nada do género.
A garantia, segundo o jornal La Vanguardia, é deixada por Franco Berrino, prestigiado médico italiano conhecido pelo extenso trabalho na prevenção do cancro e pela promoção de um estilo de vida saudável.
De acordo com o médico, basta seguir 4 regras para alcançar aquele objetivo.
Mastigue bem. Vários estudos demonstram já que mastigar mais vezes por mordida produz menos grelina (a hormona que abre o apetite) e mais hormonas que o reduzem, como a colecistocinina e o GLP-1. Assim, irá conseguir ter menos fome e controlar mais a glicose.
Jantar leve e cedo. Um estudo com mulher com peso acima da média mostrou que, com as mesmas calorias, aquelas que tomara um pequeno-almoço reforçado e apenas 200 calorias ao jantar perderam mais peso do que aquelas que fizeram o oposto.
Um período de 14 horas entre o pequeno-almoço e o jantar também ajuda. Por outro lado, dormir pouco ou trabalhar à noite aumenta o risco de ganho de peso.
Escolha os alimentos de uma forma estratégica. Os seus melhores aliados são vegetais, grãos integrais, leguminosas, frutas (com moderação) e nozes.
Controle os alimentos que contêm mais gordura. Os piores são as batatas fritas, bebidas açucaradas, alimentos ultraprocessados, carne vermelha, farinha refinada e doces industriais.
Para além destas quatro regras, o médico recomenda exercício regular. “Atividades como caminhadas, corrida, natação ou musculação não só queimam calorias, como também otimizam a função hormonal e a microbiota intestinal”.
Comentários: 0
0
0