Ainda faltam 10 meses, mas Paredes de Coura já sabe qual vai ser uma das prendas do próximo Natal. A ligação do concelho à Autoestrada 3 (A3) deverá abrir ao trânsito no final de 2022, um ano depois do previsto por ter sido encontrada uma calçada romana, cuja preservação implicou a alteração do projeto.
A data foi deixada pela Infraestruturas de Portugal (IP). Adiantou já que a empreitada de construção do acesso rodoviário do parque empresarial de Formariz, em Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo, à A3, “esteve temporariamente suspensa por motivos de trabalhos arqueológicos”, tendo sido “retomada no dia 2 de janeiro de 2022”.
A empreitada, iniciada em junho de 2020, tinha conclusão inicialmente prevista para dezembro, no entanto, em janeiro de 2021 foi anunciado que o traçado inicial da ligação ia ser “ajustado” para garantir “a preservação da via romana”.
Os constrangimentos foram ultrapassados. A obra retomou o ritmo normal. A calçada romana vai ser totalmente preservada.
Ligação de Paredes de Coura à A3 deverá estar concluída no final do ano
[Fotografias: Rádio Vale do Minho]
O acesso rodoviário, reclamado há décadas por autarcas e empresários, tem cerca de 8,8 quilómetros de extensão, e irá ligar o parque empresarial de Formariz à A3, ao nó de Sapardos, em Vila Nova de Cerveira, também no distrito de Viana do Castelo.
O investimento – a rondar os 9,5 milhões de euros – é financiado pelo Programa de Valorização de Áreas Empresariais, lançado pelo Governo em fevereiro de 2017.
A obra inclui a construção de “dois pontões, sobre a ribeira de Sapardos e sobre a ribeira de Borzendes, de duas passagens agrícolas, duas passagens inferiores e uma passagem superior para peões”.
Comentários: 0
0
0