PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Loja Rural acolhe este sábado o 1º Encontro de Troca de Sementes

28 Março, 2015 - 09:52

299

0

Iniciativa está marcada para as 14h30. A entrada é livre.

A Loja Rural de Paredes de Coura recebe este sábado o 1º Encontro de Troca de Sementes. A iniciativa, marcada para as 14h30, é organizada pela Associação Quinta das Águias. Tem como objetivo mostrar a importância das sementes, da sua preservação e da partilha.
Nesse sentido o Serviço Educativo do Município de Paredes de Coura, lançou o desafio às crianças e jovens do Concelho, desde o pré-escolar ao secundário, estando previstas várias acções de sensibilização.
Na Escola Básica e Secundária os alunos participaram já numa actividade em colaboração com o banco de Germoplasma de Braga. A acção esteve a cargo das professoras Cecília Pereira e Fátima Pereira do Grupo de Ciências Naturais do 2º Ciclo. Em três sessões subordinadas a esse tema, e que contaram com a participação de Ivone Ingen Housz, foi proposto aos alunos que recolhessem sementes de Paredes de Coura, com vista a enriquecer os conhecimentos sobre as culturas locais e sobre catalogação e conservação. Os alunos do 5º e 6º anos abraçaram a iniciativa, procuraram e encontraram sementes tradicionais de Coura, para preservar e trocar por altura das comemorações dos 500 anos do Foral, entre 17 e 19 de Abril. As sementes recolhidas foram tratadas na Quinta das Águias, destinando-se algumas delas a este 1º Encontro de Troca de Sementes e outras à troca que será feita nessa semana na bancada da EBS.