O momento é sempre feliz. Mas também com alguma saudade e emoção à mistura. Dezenas de alunos do 9º e do 12º ano marcaram presença esta sexta-feira no Baile de Finalistas do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura.
À hora marcada, na escadaria da escola onde tantas vezes entraram e saíram, estendia-se a passadeira vermelha ladeada de tochas ardentes. Os homenageados começaram a chegar a conta-gotas para a grande noite de gala. Os rapazes… uns autênticos cavalheiros. Bem perfumados e óculos escuros. As meninas… umas autênticas damas. Vestidos deslumbrantes nada atrás de uma qualquer cerimónia de entrega de prémios da sétima arte do lado de lá do Atlântico. Muitos sorrisos. Um nervoso miudinho. “Estou muito feliz. Este era um momento há muito ansiado”, confessou-nos a Ana, finalista do 12º ano que espera entrar agora no Ensino Superior. “Depois são os exames nacionais e algum stress”, acrescentou a estudante que sonha ser nutricionista.
Também de olhos postos no Ensino Superior, o João Pedro quer Engenharia Informática. “Está a aproximar-se o período mais difícil que são os exames. Se não formos bem sucedidos podemos ficar mais um ano [à espera para ingressar no Ensino Superior]”, sublinhou. Mas a noite era de festa e as horas eram de aproveitar. “Sem dúvida! Hoje é para desanuviar e esquecer um bocadinho os exames porque vai ser um dia único”.
Visivelmente orgulhosa por mais uma «fornada» de jovens a caminho das universidades estava a diretora do Agrupamento de Escolas. Aos jornalistas, Ana Paula Fernandes mostrou-se convicta de que desta escola vão sair “alunos com uma formação cívica sólida. Cientificamente bem formados e artisticamente conhecedores. Esperamos, acima de tudo, que eles sejam felizes!”. Questionada sobre qual a mensagem que iria deixar nesta noite tão especial, Ana Paula Fernandes garantiu que iria aconselhar os finalistas a “não deixar que ninguém lhes coloque limites. Cada um de nós deve lutar por aquilo que quer, seja qual for o nosso sonho”.
À mesa, os finalistas foram prendados com carne assada. Para beber, sangria… sem álcool. Tudo preparado pelos alunos do 11º ano que, para o ano e a correr bem, estarão no lugar dos atuais homenageados.
Comentários: 0
0
0