PUB
O Parlamento aprovou esta quinta-feira a renovação do estado de emergência em Portugal, que dá meios ao Governo para combater a COVID-19. É a 12.ª vez que o regime é aprovado na Assembleia da República.
A votação teve o apoio de PS, PSD, CDS e PAN. A deputada não inscrita Cristina Rodrigues também votou a favor. O Bloco de Esquerda voltou a abster-se e PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira mantiveram o voto contra este quadro legal, que permite suspender o exercício de alguns direitos, liberdades e garantias.
A votação foi idêntica à que se verificou nas três anteriores renovações do estado de emergência, aprovadas no parlamento e decretadas pelo Presidente da República em 13 e 28 de janeiro e em 11 de fevereiro.
No texto introdutório do diploma enviado para o parlamento, o Presidente da República – que falará hoje ao país às 20h00 – defende que “o futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos, como a matriz de risco, com mais testes e mais rastreio, para ser bem-sucedido”.
[Fotografia: DR]
Comentários: 0
0
0