PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Autárquicas 2025

P. Coura: Tremenda onda socialista quer Tiago Cunha presidente [FOTOS]

21 Julho, 2025 - 03:42

1095

0

Autárquicas 2025.

Mais de meio milhar de militantes e simpatizantes do PS deixaram à pinha ontem, ao final da tarde, o auditório do Centro Cultural de Paredes de Coura na apresentação da candidatura de Tiago Cunha à Câmara Municipal daquele concelho nas próximas eleições autárquicas.

 

Os 400 lugares sentados depressa ficaram ocupados. Mais de uma centena ficou em pé, ou então sentada nas escadas numa sessão histórica onde até marcou presença o Secretário-Geral do PS, Luís Carneiro [foto principal].

 

Se Paredes de Coura é visto como um dos principais bastiões socialistas do Alto Minho, ontem ficou bem claro porque é que isso acontece.

 

Ficou evidente que os Governos de Portugal podem percorrer todas as cores do arco-íris. Mas quando se trata de eleições locais, é em Paredes de Coura que se conhece a força do PS. É assim há mais de 40 anos.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

“Apresento-me como candidato à presidência da nossa Câmara Municipal. Não o faço por vaidade. Não o faço por ambição pessoal. Faço-o porque acredito no potencial desta nossa terra. Acredito nas pessoas que vivem aqui. Acredito que podemos construir juntos um futuro melhor, digno, justo e próspero para todos”, disse desde logo Tiago Cunha.

 

“Apresento esta candidatura não como um fim, mas como um começo de renovação. De escuta ativa. De ação concreta de esperança real. Coura merece. Precisa mais e juntos poderemos fazê-lo”. Estrondoso aplauso ao candidato socialista.

 

 

Mais de meio milhar de pessoas escutou o candidato do PS

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Mais e melhor habitação

Tiago Cunha apresenta-se com o lema Coura, Nossa Casa. Não foi escolhido ao acaso. A Habitação é a prioridade maior do projeto do candidato do PS.

 

“Hoje, em pleno século 21, não é aceitável que tantas famílias vivam com medo de não conseguir pagar a renda ou prestação do crédito no final do mês. Não é justo que os nossos jovens courenses, depois de estudarem, se vejam forçados a sair do concelho porque não encontram um lugar com dignidade para viver. Não é justo que tenhamos idosos a viver em casas degradadas. Não podemos fingir que nada está a acontecer!”, exclamou.

 

“Queremos construir e reabilitar. Vamos apostar num plano municipal ambicioso de habitação acessível com parcerias com o Estado, mas também com o setor privado e cooperativas de habitação. Vamos envolver as freguesias para que as respostas em habitação se distribuam. Não queremos aldeias vazias!”, vincou Tiago Cunha perante um público atento.

 

“Vamos garantir que cada família, cada jovem, cada idoso possa ter acesso a uma habitação digna. Um concelho só é verdadeiramente junto quando todos têm teto sobre a cabeça. Uma casa não são apenas quatro paredes! É o princípio da estabilidade. É onde nasce a dignidade. É onde nasce a esperança”. Longa ovação.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Mais emprego

Lamenta Tiago Cunha que “muitos courenses ainda hoje se vêem obrigados a sair do concelho por falta de emprego qualificado”. Para o candidato, “isto é o que tem de mudar”.

 

“Queremos construir a nova zona industrial de Linhares e Sobreira e reforçar a captação de investimento. Atrair novas empresas para as zonas industriais e diversificar os setores de atividade”, prosseguiu Tiago Cunha.

 

“Queremos garantir um espaço industrial para as empresas familiares. Para as pequenas e médias empresas que já existem hoje em Coura, mas que precisam de espaço para crescer”, defende.

 

O candidato compromete-se também a “implantar incentivos ao empreendedorismo através das nossas incubadoras locais já criadas não esquecendo um estímulo aos jovens para que olhem mais para atividades ligadas à terra como algo com futuro”.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Turismo “é diamante por lapidar”

Para Tiago Cunha, o Turismo em Paredes de Coura “é um diamante por lapidar”. Diz o candidato socialista que o concelho “é conhecido em todo o país e além-fronteiras graças aos eventos internacionais únicos” que ali acontecem.

 

No entanto, “é fundamental converter essa sazonalidade em oferta de visitação constante. Coura são trilhos por descobrir. É gastronomia autêntica. É natureza pura. É património e tradição. O que nos falta é estratégia!”, deduziu.

 

Assim, o candidato pelo PS compromete-se a criar “um plano integrado de turismo com promoção sustentável do Caminho de Santiago, dos percursos pedestres e cicláveis, do turismo rural e ecológico. Vamos dar vida às aldeias com projetos de turismo sustentável. Vamos apoiar o alojamento local. Vamos modernizar a nossa oferta e diversificar os eventos todo o ano”.

 

“Coura tem tudo para ser visitada em janeiro ou em agosto”, considera. Mais um longo aplauso vindo da multidão.

 

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Programa aberto a todos

Na reta final, Tiago Cunha deixou ainda a garantia de que o programa eleitoral do PS “é aberto e onde todos podem participar”.

 

Assim, no site tiagocunha.pt todos podem dar o seu contributo neste sentido, com ideias. “Para nós, o mais importante é dar voz aos courenses”, sublinhou.

 

“Este é o momento de olhar para a frente com coragem. É o momento de largar discursos vazios e abraçar propostas concretas. É o momento de confiar, não apenas numa candidatura mas num projeto de desenvolvimento. O que vos proponho é um compromisso real, honesto e transparente”, afirmou Tiago Cunha.

 

O público seguia em silêncio. Atentíssimo ao candidato.

 

“Proponho-vos uma política de proximidade. De escuta. De trabalho. De lado a lado. Prometo ser um presidente presente, que conhece os caminhos de todas as freguesias, que sabe o nome das pessoas. Que ouve antes de decidir, que age com coragem e verdade. Em Paredes de Coura há uma energia que nunca se apagou! Está na música, na paisagem, no sorriso das pessoas. Vamos transformar essa energia em ação!”, concluiu perante mais um estrondoso aplauso da multidão.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Com 42 anos de idade, Tiago Cunha é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. É Pós-Graduado em Contratação Pública pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Mestrando em Direito Judiciário pela Universidade do Minho.

 

Está no Executivo Municipal de Paredes de Coura desde 2013, altura em que foi eleito vereador daquela Câmara Municipal. Desde então, tem assumido a função de Vice-Presidente.

 

Nas eleições autárquicas de 2021, o PS – liderado por Vítor Paulo Pereira – venceu neste concelho a corrida à Câmara Municipal com 65,8% dos votos. Elegeu quatro elementos para o Executivo Municipal.

 

O PSD não foi além dos 20,8%. Conseguiu eleger um elento. A CDU ficou-se pelos 8% e não colocou nenhum elemento.

 

A taxa de abstenção foi de 41%.

 

 

[crédito fotografias capa: Rádio Vale do Minho]