PUB
Na freguesia de Rubiães, em Paredes de Coura, o Carnaval é sempre marcado pela Queima do Sarronco. Um momento que acontece sempre ao final da tarde da terça-feira de Entrudo, onde a população se reúne para a tradicional queima.
Mas quem é o Sarronco? Trata-se de um boneco, em forma de diabrete, ao qual é pegado fogo. Em tempos, diz-se, o vocábulo era utilizado naquela comunidade para assustar os mais pequenos sobre as consequências de maus comportamentos. Nas versões mais atuais, seria o papão.
Este ano, devido à pandemia da COVID-19, esta atividade não poderá ser realizada. Mas a Associação Cultural de Rubiães não ficou de braços cruzados. Com o mesmo espírito folião de sempre, lançou o Mostra o Sarronco que há em ti.
Um concurso de máscaras online onde a freguesia e todo o concelho em geral é desafiada a fazer a festa… em casa. O objetivo é enviar uma foto ou um vídeo com uma fantasia de Carnaval.
“O mais importante é todos estarem felizes”, sublinhou a Associação de Rubiães na mensagem passada esta quarta-feira.
Em apenas 24 horas, as fotografias começaram a chegar e já são quase uma dezena. Palhaços, diabos, condes drácula e figuras estranhas já se mostram neste desfile de Carnaval virtual.
A Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Rubiães é, a par de outras, uma das mais dinâmicas do concelho de Paredes de Coura. Para além dos festejos de Carnaval realiza várias iniciativas ao longo do ano, nomeadamente a muito concorrida Festa do Milho que habitualmente se realiza em novembro.
Veja algumas das fotos já enviadas pelos participantes neste concurso [créditos: Ass. Rubiães]:
Comentários: 0
0
0