PUB
O achado foi descoberto no passado mês de janeiro. Uma calçada romana econtrada durante a execução da ligação do parque empresarial de Formariz, em Paredes de Coura, à A3 (nó de Sapardos – Vila Nova de Cerveira), acabou por alterar os prazos da execução da obra.
Iniciada em junho do ano passado, estava inicialmente prevista para dezembro deste ano. No entanto, o traçado inicial da obra teve de ser “ajustado” para preservar o achado arqueológico.
A calçada romana tem cerca de 45 metros de lajeados de calçada com pequenos muros de contenção e afloramentos rochosos com marcas de entalhes para possibilitar a sua passagem. Nesta altura, a conclusão da empreitada está prevista para setembro de 2022.
“É uma das partes mais frustrantes do nosso trabalho. Quando a Infraestruturas de Portugal (IP) faz um planeamento, faz com toda a seriedade e rigor. Mas também sabemos que a quantidade de contigências que nos vão aparecendo, acabam por provocar atrasos”, disse o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, durante uma visita à obra realizada esta terça-feira. “Vamos ter a estrada feita em 2022. Era aguardada há décadas e tenho o prazer de sermos nós a fazê-la”, sublinhou.
Visivelmente satisfeito com o andamento da empreitada, o Governante realçou que “esta obra e o início desta obra permite a Paredes de Coura conseguir mais facilmente atrair um conjunto de investimentos”. Previsivelmente, exemplificou com a futura fábrica de vacinas que, adiantou, deverá estar pronta em outubro ou novembro.
“A fábrica de vacinas não vem para Paredes de Coura só por causa deste investimento, mas este investimento foi muito importante para conseguir convencer a fábrica de vacinas a localizar-se em Paredes de Coura”, disse.
Ministro das Infraestruturas e Habitação visitou obra de ligação à A3
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
Por sua vez, o presidente da Câmara de Paredes de Coura voltou a referir que esta “não é a estrada da piedade“. “Foi conquistada e contraria os discursos da geografia”, frisou.
“Não tenham dúvidas de que esta estrada vai trazer mais velocidade. O que esta estrada nos veio dar foi sobretudo tempo, que é um bem precioso e que acaba por ser fundamental à captação de investimento”, considera Vítor Paulo Pereira.
A ligação do parque empresarial de Formariz, em Paredes de Coura, à A3 terá cerca de 8,8 quilómetros de extensão. O investimento é de nove milhões euros.
[Fotografias: Rádio Vale do Minho]
Comentários: 0
0
0