PUB
Com o início do mês de junho, e ao abrigo da legislação em vigor, o Município de Paredes de Coura anunciou o condicionamento de realização de queimas de amontoados e de sobrantes, agrícolas ou florestais, ou de outra natureza vegetal.
Assim, de acordo com a autarquia, as queimas podem ser realizadas após registo e apenas da parte da manhã, sempre até às 11h00.
“É importante que as queimas de amontoados e sobrantes agrícolas sejam feitas com todos os cuidados. Segundo um relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de 2019, um terço dos incêndios teve origem em queimas ou queimadas”, recorda o presidente da Câmara, Vitor Paulo Pereira.
O autarca sustenta a importância de “tomar todos os cuidados. Como se costuma dizer, todos os cuidados são poucos”, insistiu.
À semelhança de anos anteriores, esta medida do Município de Paredes de Coura tem a ver com a proximidade dos meses de verão, cujas temperaturas são mais elevadas, mas também pela redução da humidade e das precipitações. Nesta perspetiva, os cuidados na prevenção de incêndios devem aumentar.
“No sentido de todos colaborarmos na Prevenção de Incêndios Florestais, sugere-se que façamos amontoados de pequena dimensão. Quem tiver muitos sobrantes, deverá formar vários montes, queimando-os aos poucos. Em todas as circunstâncias, tenham sempre um recipiente com água ou uma mangueira ligada. Façam também uma faixa de pelo menos meio metro de largura e molhem-na bem com água. Nunca abandonem a queima e não deixem as borralheiras em combustão”, apela a autarquia em comunicado.
Uma vez concluída a queima, não pode haver fumo, pelo que deverão proceder ao seu devido rescaldo.
[Fotografia: Ilustrativa / DR]
Comentários: 0
0
0