O Centro de Medicina Digital P5 e o Município de Paredes de Coura celebraram a renovação do protocolo que une aquela autarquia e o P5 desde 2020.
Um protocolo que “visa dar continuidade a atividades no âmbito do aconselhamento clínico através da utilização da App P5, atividades de educação para a saúde nas escolas e de promoção da literacia digital na terceira idade”, explicou aquele Centro de Medicina.
O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, e pelo Presidente daquele Centro de Medicina Digital, Nuno Sousa.
Desta parceria, resulta agora a implementação de um programa de promoção da saúde mental e bem-estar para técnicos das IPSS do município, bem como de avaliação neuropsicológica e estimulação cognitiva para séniores, a dar início já este mês.
Foi em 2020 que o Centro de Medicina Digital P5 estabeleceu o primeiro protocolo com o Município de Paredes de Coura. Este permitiu disponibilização gratuita a todos os courenses de alguns dos serviços do Centro de Medicina Digital P5, entre os quais a App P5.
Com este serviço (App P5) os habitantes de Paredes de Coura têm, à distância de um clique e em qualquer lugar, uma equipa clínica multidisciplinar para dar resposta às suas dúvidas ou problemas de saúde.
Com o início da Pandemia COVID-19 e dado o menor conforto com os meios digitais da população de Paredes de Coura, o P5 em conjunto com a Câmara Municipal criaram uma linha telefónica de apoio clínico para aqueles que não têm a possibilidade de utilizar a App P5 nos seus smartphones.
Este contacto clínico é efetuado através de uma linha telefónica, onde os courenses podem contactar com psicólogos, médicos e enfermeiros do P5, sempre em articulação com a Unidade de Saúde Familiar destes utentes.
“Durante a pandemia ajudámos centenas de courenses, apoiando-os no esclarecimento de dúvidas, na gestão dos sintomas, na orientação para os cuidados de saúde e ainda na comunicação com os seus médicos assistentes”, acrescenta o P5.
Ao longo destes anos, além do aconselhamento clínico e da monitorização através da App P5, foram desenvolvidas ações de educação para a saúde nas Escolas EB 2,3/S de Paredes de Coura e EPRAMI, envolvendo 650 alunos.
Com a colaboração do P5, a Escola EB 2,3/S de Paredes de Coura conseguiu o Selo de Escola Saudavelmente. Aquando deste primeiro protocolo desenvolveu-se também, com a parceria da COURAÇÃO, um programa de promoção da literacia digital para séniores que contou com a participação de 60 séniores.
Comentários: 0
0
0