PUB
A Ministra da Cultura felicitou esta sexta-feira o Município de Paredes de Coura pela forma como, “sem esforço”, consegue cruzar a Cultura e a Educação. “É o melhor binómio que podemos ter no âmbito das políticas públicas, quer a nível local quer a nível nacional”. Graça Fonseca mostrou-se tão satisfeita com o que viu que avançou até que Paredes de Coura está já referenciado como um concelho ideal para receber no próximo ano letivo o programa Residências Artísticas nas Escolas. Uma iniciativa interministerial entre as áreas da Educação e da Cultura para levar a música, a dança e o teatro a escolas de norte a sul do país.
A governante, recorde-se, falou durante a inauguração das obras de reabilitação do Centro Cultural daquela vila. Um investimento a rondar os 300 mil euros que, considera a autarquia, “era da mais elementar necessidade, dado que ao longo de quase vinte anos de utilização continuada, foram sendo verificados e acumulados sucessivos problemas – limitações funcionais decorrentes da organização dos espaços, deterioração física e material da construção, falta de conforto térmico, lumínico e acústico de alguns espaços – que importava resolver de forma integrada e coerente”.
Incansável nos elogios, Graça Fonseca reconheceu que Paredes de Coura aposta na Cultura “não copiando o que os outros fazem, não importando para aqui mas tendo uma política de cultura própria do território”. E Paredes de Coura “faz diferente”. Marca uma diferença que, para a Ministra, é de louvar.
Recorde-se que o Centro Cultural de Paredes de Coura integra um conjunto diversificado de valências, assumindo-se claramente como equipamento agregador da maioria dos eventos culturais promovidos no concelho. A sua configuração incorpora uma sala de exposições, uma sala de cinema e um auditório polivalente, capacitado para teatro, música, conferências ou mesmo exposições, tudo distribuído por um amplo foyer interior e enquadrado por uma extensa praça exterior.
[Fotografia: Cecília Pereira]
Comentários: 0
0
0