PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Hoje é Dia do Paraquedista e militares courenses assinalaram a data

23 Maio, 2021 - 14:24

702

0

PUB “Que nunca por vencidos se conheçam”. Não haverá um único paraquedista ou antigo paraquedista em Portugal que não mostre devoção a este lema que acompanha esta tropa desde sempre. […]

PUB

“Que nunca por vencidos se conheçam”. Não haverá um único paraquedista ou antigo paraquedista em Portugal que não mostre devoção a este lema que acompanha esta tropa desde sempre. Este domingo, assinala-se o Dia Nacional do Paraquedista e do Regimento dos Paraquedistas. Em anos mais normais, costuma ser celebrado em Tancos com uma cerimónia que junta milhares de militares, ex-militares, respetivas famílias e amigos.

Mas este ano voltou a não ser possível, devido à pandemia da COVID-19. Em Paredes de Coura, os atuais e antigos paraquedistas do concelho não deixaram passar a data em branco. Durante a manhã deste domingo, formaram junto ao monumento em honra aos soldados do concelho que tombaram durante a Grande Guerra.

Foi feito um minuto de silêncio em memória dos camaradas falecidos. Foi cantado o hino nacional.

 

 

Paraquedistas e antigos paraquedistas de Paredes de Coura assinalaram Dia do Paraquedista

[Fotografia: Cecília Pereira – Grupo FB Terra Amada]

 

 

Criadas originalmente em 1956, na Força Aérea Portuguesa (FAP), as Tropas Paraquedistas têm a sua génese nos cursos de paraquedismo da École des Troupes Aeroportées (França) e Escuela Militar de Paracaidismo, em Alcantarilla (Espanha), frequentados durante o início da década de 50 pelos primeiros paraquedistas portugueses.

Posteriormente, seria criado o curso de paraquedismo português, com influências não só destes países, como também dos cursos ministrados no Brasil e Estados Unidos da América.

Durante a Guerra Colonial Portuguesa, os Páras foram a primeira força projetada pela metrópole para o Teatro de Operações Africano, em 1961,e a última força a abandonar as ex-colónias, executando o último o arrear da Bandeira Nacional em África, em 10 de novembro de 1975.

Com características e capacidades únicas em Portugal, as Tropas Paraquedistas possuem uma longa história operacional, tendo sido projetadas para várias partes do mundo, como Angola, Moçambique, Guiné, Bósnia, Kosovo, Timor, Afeganistão, Iraque, Mali e República Centro-Africana.

Atualmente, as principais unidades paraquedistas estão integradas na Brigada de Reação Rápida (BRR) do Exército Português, embora existam militares com esta qualificação em unidades pertencentes a outras organizações do Exército e mesmo nos restantes ramos das Forças Armadas.

 

[Fotografia: Cecília Pereira – Grupo FB Terra Amada]

 

PUB