PUB
Paredes de Coura acolhe até 7 de outubro a residência artística Histórias Sonoras, com Sofia Saldanha, tendo por referência a “Casa Grande de Romarigães”, de Aquilino Ribeiro, e obra maior da literatura portuguesa.
Com estas Histórias Sonoras, Sofia Saldanha vai procurar criar um percurso áudio-guiado com narrativas sonoras dedicadas a vários temas, mas sempre tendo por referência o universo da obra de Aquilino Ribeiro retratado na “Casa Grande de Romarigães”, dando visibilidade à memória oral individual e contribuindo assim para a construção da memória coletiva.
Com esta residência artística, Sofia Saldanha procura também registar histórias do passado e presente da região que se interligam com a obra de Aquilino Ribeiro, que a partir da Quinta do Amparo, em Paredes de Coura, criou uma das obras maiores da literatura portuguesa – “A Casa Grande de Romarigães”.
Apesar da atmosfera da Quinta do Amparo e da sua dimensão literária continuarem bem vivas para aqueles que visitem o local, haverá sempre novos caminhos para evocar e homenagear Aquilino Ribeiro e o importante contributo para a preservação do seu legado literário.
[Fotografia: Casa Grande de Romarigães / DR]
Comentários: 0
0
0