O Governo aprovou a proibição do uso de telemóveis nas escolas até ao 6.º ano de escolaridade.
Segundo o Notícias ao Minuto, a medida entra em vigor a partir do próximo ano letivo, ou seja, setembro.
A utilização no espaço escolar de equipamentos ou aparelhos eletrónicos com acesso à internet, como smartphones, está assim proibida a alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, ou até aos 12 anos, “independentemente da natureza da instituição”, ou seja, para público e privado.
Já para o 3º ciclo, o uso deve ser “limitado”.
A medida do Executivo, liderado por Luís Montenegro, foi tomada tendo em conta os resultados do estudo do Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas sobre as recomendações emitidas pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, em setembro de 2024, relativas à utilização de smartphones nos recintos escolares.
Apesar do estudo ter revelado que as escolas que no ano passado optaram pela proibição de telemóveis registaram redução do bullying e indisciplina, nem todos parecem concordar com a decisão do Governo.
Alguns pais já se mostram insatisfeitos, garantindo que a medida vai gerar ansiedade, pelo facto do contacto com os filhos não ser tão automático.
Comentários: 0
0
0