PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Oficial: Devolver garrafas e bebidas nos supermercados vai dar dinheiro (já há DATA!)

15 Janeiro, 2026 - 15:29

1755

0

O valor será devolvido se as embalagens forem depositadas nos locais próprios.

Foi publicado esta quinta-feira, em Diário da República, o valor associado às embalagens abrangidas pelo sistema de depósito de reembolso (SDR), que arranca a 10 de abril: 10 cêntimos.

 

Ou seja, as garrafas e latas de bebidas vão passar a custar mais 10 cêntimos a partir dessa data, e o valor será devolvido se as embalagens forem depositadas nos locais próprios.

 

“É fixado em € 0,10 (dez cêntimos de euro) o valor de depósito por cada embalagem de bebida abrangida pelo Sistema de Depósito e Reembolso (SDR), independentemente do volume ou material da embalagem”, lê-se no despacho.

 

A taxa em Portugal será fixa, ao contrário do que acontece noutros países, em que o montante varia com o tamanho da garrafa.

 

Segundo o jornal Observador, haverá milhares de pontos de recolha em todo o país onde será possível devolver as embalagens e receber o dinheiro, em numerário, voucher ou cartão.

 

Nos super e hipermercados serão instaladas 2.500 máquinas de recolha, designadas RBM, sigla para Reverse Vending Machine, ou máquina de venda inversa.

 

Também haverá pontos de recolha manual, que poderão ser qualquer estabelecimento comercial que queira aderir ao sistema, e que se estima que venham a ser mais de oito mil.

 

 

[crédito fotografia: DR]