Portugal regista nesta altura 3.282 habitantes com 100 ou mais anos. Os dados são da Pordata – a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, divulgados pelo Correio da Manhã.
Segundo aquele jornal, a fasquia dos três mil centenários foi alcançada pela primeira vez desde que há registo.
A esmagadora parte deste grupo são mulheres: 2.686. Este grupo etário registou um crescimento de 4,2% que representa o mais alto entre as diferentes faixas etárias com mais de 65 anos.
Referem ainda as estatísticas, datadas do final do ano passado, que somos 10,7 milhões de habitantes (52% de mulheres e 48% de homens). Mais 109.909 que em 2023
No entanto, o número de jovens com menos de 15 anos está a descer. Os restantes grupos etários estão a aumentar.
O grupo correspondente à população em idade ativa (15-64 anos) aumentou em mais de 60 mil indivíduos e o da população idosa em mais de 50 mil.
Entre os menores de 15 anos a perda foi de quatro mil crianças e adolescentes, reflexo do menor número de nascimentos verificado nos últimos anos.
Destaca ainda a Pordata que este crescimento “não reflete um rejuvenescimento da população, mas sim resulta do aumento da população imigrante. Este crescimento é mais expressivo nos concelhos da Área da Grande Lisboa, onde é também maior o número de nascimentos cuja mãe é estrangeira”.
Comentários: 0
0
0