Portugal venceu este sábado o Festival Eurovisão da Canção. Um feito histórico, tendo em conta que é a primeira vez que o nosso país conquista este troféu. O grande herói da noite foi Salvador Sobral com o tema “Amar pelos Dois”. O tema, recorde-se, foi composto pela irmã do cantor, Luísa Sobral.
Até hoje, o melhor resultado que Portugal tinha alcançado neste festival foi o 6º lugar, em 1996, com Lúcia Moniz e o tema “O meu coração não tem cor”. Apesar de ter uma longa história neste Festival Eurovisão da Canção, Portugal nunca foi particularmente bem sucedido. Das 45 músicas que foram apresentadas até 2017, apenas 9 ficaram dentro do top 10 das posições finais, enquanto que as outras 33 canções ficaram quase sempre muito mal representadas, por vezes, até em último lugar de todo o Festival. A primeira participação em 1964 foi mesmo bastante dececionante. O país enviou António Calvário e a canção “Oração”, que não recebeu nenhum ponto, ficando em último lugar no primeiro Festival Eurovisão em que participou.
Mas neste sábado, a história mudou para os portugueses. Portugal recebeu a pontuação máxima por parte de várias nações, incluindo Espanha, França e Inglaterra. De referir que, a juntar-se a esta proeza, o nosso país vai receber a edição do próximo ano do Festival Eurovisão da Canção.
[Fotografia: Direitos Reservados]
Comentários: 0
0
0