PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Mosquito portador de várias doenças ‘às portas’ do Alto Minho

7 Outubro, 2025 - 14:18

2195

0

Mosquito-tigre.

Chama-se mosquito-tigre asiático (Aedes albopictus). Tem aparecido em vários concelhos da Galiza nos últimos anos. Mas nunca esteve tão perto do Alto Minho como agora.

 

Foi avistado no concelho de Tui, vizinho galego de Valença.

 

Em nota divulgada nas redes sociais, a edilidade informa que o Município, em colaboração com a Rede Galega de Vigilância de Vectores (REAGIVEC) está a “ampliar a vigilância com a colocação de armadilhas no sentido de avaliar a dimensão da ameaça”.

 

Na mesma publicação, o Município de Tui apela à população que comunique imediatamente caso aviste algum exemplar desta espécie.

 

 

 

[fonte: Concello Tui]

 

A picada do mosquito tigre pode ser dolorosa e provocar reações alérgicas.No entanto, o mais preocupante, conforme explica o portal Wilder, é que esta espécie diferencia-se do mosquito comum (Culicidae) pelo facto de ser portador de vários vírus, alguns deles considerados perigosos nomeadamente dengue, chikungunya (uma doença viral caracterizada por febre altas e dores nas articulações), e também do vírus Zika, que pode causar febre, erupção cutânea, dor articular ou conjuntivite.

 

É razoavelmente pequeno em tamanho. Não ultrapassa 1 centímetro.

 

Este inseto tende a reproduzir-se em locais de água estagnada durante mais de uma semana.

 

Especialistas recomendam à população que esteja sobretudo atenta a bebedouros para animais de estimação.

 

É também recomendada uma boa higiene pessoal e uso de repelentes eficazes para minimizar o risco de picadas.

 

 

[crédito fotografia: ilustrativa/DR]