Morreu esta terça-feira, aos 74 anos de idade, Fernando Mamede, nome maior do atletismo em Portugal.
A morte do atleta foi anunciada pelo Sporting CP ao final da noite desta terça-feira, através de um comunicado que foi partilhado através das suas plataformas oficiais.
Natural da cidade alentejana de Beja, onde nasceu a 11 de novembro de 1951, Fernando Mamede foi um dos maiores nomes da história do desporto português e do emblema de Alvalade, tendo-se tornado especialista nas provas de fundo.
Lenda da sua geração, Fernando Mamede conquistou inúmeras medalhas, entre elas a de bronze nos Campeonatos do Mundo de corta-mato em 1981, e foi recordista europeu.
Chegou também a ser recordista do mundo da distância de 10.000 metros, na cidade de Estocolmo, com um tempo de 27.13,81 minutos, a 2 de julho de 1984.
Começou a atividade desportiva pelo futebol, dando os primeiros passos no Despertar Sporting Clube, precisamente de Beja, mas o percurso conduziu-o ao atletismo, entrando no Sporting em 1968 pela mão de Mário Moniz Pereira. Ao longo da carreira somou um recorde mundial, três europeus e 27 recordes nacionais em várias distâncias.
Participou ainda em três edições dos Jogos Olímpicos (Munique 1972, Montreal 1976 e Los Angeles 1984), mas nunca conseguiu conquistar a tão ansiada medalha olímpica.
Além disso, contribuiu para várias conquistas coletivas do Sporting, sendo um dos grandes nomes do atletismo português e também do clube de Alvalade.
Comentários: 0
0
0