PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/BTT: Presidente da Câmara qualificou Portela XI como uma ‘iniciativa extraordinária’

14 Março, 2016 - 20:03

228

0

Ao todo, participaram nesta edição 561 pessoas de diferentes idades e localizações geográficas.

“Uma iniciativa extraordinária. Parabéns à organização e aos patrocinadores que, ano após ano, ajudam esta prova a cimentar-se na euro-região”. Foi desta forma que o presidente da Câmara de Monção, Augusto Domingues, qualificou mais uma edição do Portela XI, que juntou este domingo amantes do BTT de todas as idades e apaixonados pelas caminhadas.
Ao todo, participaram nesta edição 561 pessoas de diferentes idades e localizações geográficas. 248 percorreram os 30 quilómetros do BTT e 292 o percurso pedestre pelo “coração” do Vale do Gadanha numa extensão variável entre 10 e 15 quilómetros. A contabilidade acerta-se com os 21 mais pequenos, entre 6 e 14 anos, que participaram nos quinze quilómetros do Mini BTT.
No arranque da prova, o autarca local, que participou na caminhada de 15 quilómetros, desejou a todos os participantes uma jornada alegre e agradável tendo como cenário a beleza natural e patrimonial do concelho de Monção. “Tenham um bom dia e levem recordações positivas de Monção para regressarem mais tarde”, assinalou.
Na ocasião, Augusto Domingues entregou um voto de louvor ao Clube de Cicloturismo de Monção, promotor da prova, pela competência e profissionalismo na organização da 2ª Maratona BTT Berço do Alvarinho, 5ª prova do Campeonato do Minho de BTT/XCM, realizada no passado dia 15 de novembro. A proposta, apresentada pelo vereador do CDS-PP, Abel Baptista, foi aprovada por unanimidade.
Concluídas as inscrições e pequeno-almoço de café e pastel de nata, deu-se início à prova num ambiente radiante. Ao longo dos percursos, distintos para BTT e caminhada, os participantes percorreram zonas de lavradio e cultivo de vinho Alvarinho e áreas de montanha com distintos e interessantes miradouros naturais sobre pequenos núcleos habitacionais inseridos em paisagens pintadas a verde.
No final da prova, Augusto Domingues deu os parabéns à organização por mais este sucesso desportivo e recreativo feito em Monção, evidenciando a forma positiva como tudo correu e o elevado nível de segurança que foi verificando ao longo da caminhada.
Refira-se que Monção proporciona ao longo do ano diversas provas de BTT e trilhos pedestres. Além do município, através da promoção da rede municipal de trilhos pedestres, várias associações locais promovem este género de atividades ao ar livre. Em abril, decorrem mais duas. No dia 10, a IX Prova da Rota dos Templários e, no dia 24, BTT/caminhada organizada pela Associação “Buraca da Moura”.