PUB
De passagem pela sua terra natal, onde esteve alguns dias para celebrar o Natal, a Primeiro Sargento Maria Célia Ribeiro Campino recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, o Voto de Louvor aprovado, por unanimidade, na reunião do Executivo Municipal de Monção, realizada no dia 14 de outubro de 2019, em Merufe.
Esta distinção, proposta por António Barbosa, enaltece o feito de Maria Campino, que esteve destacada, durante seis meses, na República Centro-Africana, integrando a 5ª Força Nacional, onde teve como missão chefiar uma das viaturas blindadas de rodas, da brigada de intervenção.
Uma missão com alto grau de risco que, pela primeira vez, o exército português confiou a um militar do sexo feminino. A uma mulher monçanense. Natural de Lara. Que escolheu a vida militar aos 20 anos após ter assistido ao juramento de bandeira de um dos seus irmãos.
Na proposta, António Barbosa referiu que “este feito inédito é revelador de valentia e bravura, demonstrando um acentuado sentimento de patriotismo e um orgulho desmedido nos valores de humanismo, altruísmo e voluntarismo, os quais caraterizam a presença portuguesa em operações no estrangeiro”.
Com esta missão bem-sucedida, adianta o presidente da Câmara, “a nossa conterrânea, Maria Campino, abriu as portas a outras mulheres para seguirem o seu exemplo, transformando-se na precursora de uma tarefa apenas reservada aos militares do sexo masculino”.
“Maria Campino fez história no seio do exército português. Mais mulheres virão. E todas saberão que foi Maria Campino, uma monçanense de Lara, que lhes tirou as pedras do caminho” sublinhou António Barbosa, desejando que “esta distinção lhe sirva de estímulo para a continuidade de um percurso militar feliz e duradouro”, acrescentou ainda o autarca monçanense.
Primeiro Sargento Maria Campino a chefiar viatura blindada de rodas da brigada de intervenção
Comentários: 0
0
0