Chama-se Olivier Afonso. Nasceu em 1975, nos arredores de Paris. O pai, Mário Afonso, é natural da freguesia da Portela, em Monção. Emigrou para França alguns anos antes de Olivier nascer… e por lá conheceu a cara metade, natural de Felgueiras.
Com 46 anos, Olivier acaba de cumprir um sonho de longa data. Apresentar, em livro, a chegada dos seus pais e de milhares de portugueses ao território gaulês, fugindo ao regime opressivo do Estado Novo e procurando, na pátria da liberdade, melhores condições de vida.
O objetivo da publicação, disse o autor, é “ajudar as pessoas a compreenderem melhor tudo o que se passou”.
Capa do livro de BD lançado por Olivier Afonso
[Fonte: Município Monção]
Demonstrando, desde muito cedo, apetência para as artes, Olivier é artista plástico há mais de 20 anos, realizando maquilhagem e efeitos especiais para o cinema, tendo participado na conceção de alguns dos filmes de maior sucesso em França nos últimos anos. Na realização, assinou o filme “Girls with Balls”.
O livro é todo em banda desenhada. Intitula-se Les portugais (Os portugueses). Tem uma personagem central que se chama… Mário.
Contou com uma tiragem de 6.000 exemplares. Tem ilustrações de Aurélien Ottenwaelter. Está à venda nas livrarias francesas desde o passado dia 3 de fevereiro.
Parabéns ao autor eu também emigrei em 1969 e sei o que vivi e sei o que foi a ipocresia de Charles de Gaulle