PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção visitada por alunos estrangeiros

1 Abril, 2014 - 06:50

469

0

Receção decorreu ontem na Escola Secundária de Monção.

No âmbito do projeto Comenius, cerca de vinte alunos do Chipre, Noruega,Finlândia, Polónia e Croácia, acompanhados pelos respetivos professores, estão a visitar o Alto Minho durante cinco dias. A receção decorreu ontem na Escola Secundária de Monção com a presença dos participantes, professores envolvidos no projeto e elementos da Comissão Administrativa Provisória.
A representar a Câmara Municipal de Monção esteve o vereador das Atividades Socioculturais, Paulo Esteves. Na ocasião, considerou este género de intercâmbios como fundamental “na criação e aprofundamento de amizades” e “no conhecimento de outras realidades sociais e educativas”.
Durante a semana, está preparado um programa que engloba visitas a diferentes locais do Vale do Minho, atividades pedagógicas, workshops rotativos e trabalhos em grupo. Neste período, os alunos, com idades entre 14 e 16 anos, ficam alojados em casa dos colegas monçanenses participantes no projeto.
No primeiro dia, os alunos receberam informação e o programa da semana, visionaram um vídeo da região, inteiraram-se sobre projetos de energia renovável na região e fizeram um percurso pedestre pelo centro histórico da vila com paragem na Casa do Curro, edifício situado na praça Deu-la-Deu Martins que alberga a delegação de turismo, sala de exposições e Paço do Alvarinho.
Além de alguns ateliês e encontros de trabalho, os dias seguintes reservam visitas ao Aquamuseu do Rio Minho e Centro Interpretativo dos Moinhos da Gávea, em Vila Nova de Cerveira, barragem do Lindoso, em Ponte da Barca, monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e orla costeira na zona de Moledo, em Caminha.
O projeto Comenius, envolvendo 6 países europeus, foi aprovado em julho passado com a duração de dois anos letivos, assentando em atividades científicas e experimentais referentes às mudanças climatéricas observadas ao longo dos últimos anos.
Partindo de duas personagens fictícias, John e Jane, vai-se criando uma história de viagens que estas personagens fazem pelos países participantes, confrontando as diferentes paisagens e culturas. Desta forma, os alunos desenvolverão as suas competências de comunicação em inglês, adquirindo, ao mesmo tempo, novos conhecimentos nas áreas do ambiente, matemática e ciências naturais, sociais e humanas.
Além do reforço da criatividade, imaginação e autonomia, este projeto permitirá uma maior consciencialização, entendimento e tolerância intercultural. Ao longo do projeto, os alunos e professores dos 6 países trabalharão em equipa, sendo o resultado colocado numa plataforma eletrónica comum ao projeto e nos respetivos portais de cada escola participante.