PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: E que tal um passeio de charrete? A partir de 3 de junho… no centro da vila

25 Maio, 2021 - 17:28

1208

0

PUB Passeios de charrete pelo centro histórico de Monção prometem ser um dos pontos fortes da edição deste ano das Festas do Corpo de Deus, naquele concelho. As festividades realizam-se […]

PUB

Passeios de charrete pelo centro histórico de Monção prometem ser um dos pontos fortes da edição deste ano das Festas do Corpo de Deus, naquele concelho. As festividades realizam-se entre os próximos dias 3 e 6 de junho. O programa já foi divulgado pelo Município.

Serão passeios que prometem “proporcionar uma viagem por vários locais, edifícios e recantos da história monçanense num percurso que conduz os visitantes à descoberta do património cultural e edificado”.

O preço por pessoa será de 2 euros. Para crianças até aos três anos, a viagem será gratuita. Na compra de merchandising no valor de 20 euros, será oferecido um bilhete familiar (até 4 pessoas).

Os ingressos poderão ser comprados em stand situado na Praça Deu-la-Deu ou na Loja Interativa de Turismo, também naquele local.

 

 

Ninho da Coca na Praça Deu-la-Deu

 

 

Num programa feito a pensar, quase na totalidade, para os mais novos, o Município vai também proporcionar o Ninho da Coca na Praça Deu-la-Deu. Trata-se de um labirinto inspirado na lenda da Coca de Monção

Promete ser um verdadeiro entretenimento para toda a família. “Assim que entrar na boca do dragão, terá de percorrer um labirinto que, à medida que vai avançando no percurso, dar-lhe-á a conhecer as portas da Fortaleza de Monção e outros aspetos relevantes da história local”, adianta a edilidade.

Entretanto, na mesma praça, poderão ser vistas várias Cocas (dragões) à varanda. Será uma exposição assinada pelo público infanto-juvenil das oficinas de pintura da PAC (Plataforma de Arte e Cultura). Serão dezenas de versões do mítico dragão monçanense.

 

Passeios a cavalo no anfiteatro do Souto

 

 

Mas se os mais pequenos e até os mais crescidos forem mesmo apaixonados por andar a cavalo, então o lugar ideal é mesmo o anfiteatro natural do Souto. Este ano, devido às restrições provocadas pela pandemia da COVID-19, não haverá o tradicional combate entre S. Jorge e a Coca. Porém, o local será transformado na Escola de S. Jorge.

Será, conforme explica o Município, uma “atividade hípica com oferta de pequenos passeios a cavalo para adultos e crianças”. Vai funcionar nos dias 3, 5 e 6 de junho. Durante a manhã, das 10h00 às 13h00. Da parte da tarde, das 15h00 às 19h00.

Recorde-se que as Festas do Corpo de Deus estão entre as mais concorridas do concelho de Monção. Em anos normais, destacam-se sempre pelo vasto leque de iniciativas de índole cultural e religiosa.

O combate entre S. Jorge e o dragão (Coca) atrai sempre multidões, assim como a Procissão Solene que todos os anos é acompanhada por centenas de pessoas. Porém, este ano voltará a não ser assim devido à pandemia.

 

[Fotografia: Arquivo / ADE – Associação Desportiva Equestre de Cavalos e Amigos]

 

PUB