O Município de Monção está a realizar, em diferentes pontos do concelho, vários trabalhos de limpeza da rede viária florestal. O objetivo, explica a autarquia, passa pela “beneficiação de caminhos florestais existentes e criação de faixas de gestão de combustível (zonas de prevenção e segurança contra incêndios), cuja finalidade consiste na redução de fogos florestais”.
Em nota enviada à imprensa, a autarquia lembra que “na memória dos monçanenses” estão ainda “os incêndios avassaladores de outubro de 2017”. Assim, “estas ações preventivas, à semelhança de outras levadas a cabo nos últimos anos, fazem parte de um conjunto de medidas constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios”, refere a edilidade presidida por António Barbosa.
Veja a galeria de fotos [créditos: Município Monção]
“Pretende-se corporizar uma intervenção criteriosa focada na descontinuidade das formações vegetais, diminuindo, por um lado, a superfície percorrida pelos incêndios florestais e, aumentando, por outro, a capacidade de intervenção dos soldados da paz no combate às chamas”, acrescenta.
Estas ações fazem parte de um protocolo de colaboração entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Município de Monção.
Comentários: 0
0
0