PUB
Encontra-se em funcionamento desde o mês de Junho, em Monção, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Monção (SCMM), no Largo dos Néris, naquele concelho.
“Para a concretização do SAAS foi celebrado um Acordo Atípico entre a Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Monção, sendo este um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de situações de carácter de emergência social, assentando num modelo de organização e intervenção articulada e integrada com entidades multissectoriais, desde entidades públicas ou privadas, com responsabilidade no desenvolvimento da ação social. Apresenta-se como um modelo de Atendimento Social de primeira linha, personalizado, com o intuito de responder de forma célere a situações de vulnerabilidade, exclusão, crise ou emergência social”, explica a SCMM em nota enviada à Rádio Vale do Minho.
Esta modalidade de Atendimento e Acompanhamento Social é desenvolvida em parceria com o Instituto da Segurança Social, I.P.
Assim, o SAAS “pretende promover uma ação social compreensiva, integrada e concertada na proximidade às pessoas e às famílias, criando condições de maior equidade social no exercício da cidadania, incluindo o acesso a direitos, apoios e serviços e, paralelamente, de desenvolvimento da comunidade e do território”, refere a SCMM.
Este projeto é uma resposta social destinada à comunidade em geral, pretendendo, no entanto, ser uma estrutura de apoio às pessoas/famílias em situação de maior vulnerabilidade social.
Assume simultaneamente “uma função de carácter preventivo, de minimização dos efeitos de exclusão social e de agente dinamizador da participação da comunidade, fatores essenciais para o desenvolvimento local e social”.
A equipa técnica, multidisciplinar, é constituída por três elementos, designadamente: uma Coordenadora/ Psicóloga, uma Assistente Social e uma Jurista, que têm como funções garantir o funcionamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, bem como executar todas as atividades inerentes ao serviço.
O SAAS é assegurado diariamente, de segunda a sexta-feira, pelo período de seis horas (das 09h00 – 13h00 e das 14h00 – 16h00) nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Monção.
[Fotografia: Arquivo / Rádio Vale do Minho]
Comentários: 0
0
0