O futuro Pavilhão Multiusos de Monção já está a atrair atenções pelo país fora.
A revelação foi feita pelo Presidente da Câmara, António Barbosa, à Rádio Vale do Minho esta segunda-feira, à margem da apresenção da 2ª edição do Basketball International Games (BIG) – Monção.
A construção do novo edifício arranca este ano. No entanto, António Barbosa adiantou que – mesmo ainda sem uma pedra colocada – a nova estrutura já capta interesse de norte a sul.
“Isso aconteceu logo quando a notícia surgiu, dado que não há muitos elementos na zona Norte do país com esta dimensão e com essas condições”, disse Barbosa à Rádio Vale do Minho.
“Eu sempre disse que o objetivo do Multiusos não passava apenas por resolver problemas internos em termos de formação e prática de desporto indoor, mas também trazer economia ao concelho… e isso passa por aí”, apontou.
Ora, contou o Presidente da Câmara que tem recebido sucessivamente contactos não só de associações desportivas como de federações das mais diversas modalidades.
“Pretendem saber mais sobre o espaço e quando irá ficar pronto. E não estamos a falar apenas de treinos… estamos a falar de torneios, de fases finais e de eventos de considerável dimensão dado que estamos a falar de um Multiusos com condições excecionais”, disse ainda o autarca.
O novo Multiusos, conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, vai ter capacidade para 1.800 pessoas. No caso de concertos, feiras e congressos, esse número pode ultrapassar as 3.000.
Vai ficar próximo da Central de Camionagem.
O investimento supera os 5 milhões de euros. O arranque da obra deverá acontecer muito em breve. A conclusão está apontada para finais de 2027.

[crédito imagem: cedida à Rádio Vale do Minho]
“É um espaço pensado e capaz de adaptar-se às múltiplas utilizações. Terá cabines próprias para a imprensa e locais próprios para filmagens não só em planos superirores como também ao redor do campo”, disse a equipa de arquitetos responsável pela projeção da obra.
“Terá uma bancada retrátil, proporcionando assim mais espaço para treino. A ventilação será natural” e, no teto em forma de abóbada, existirão aberturas circulares que vão fornecer também iluminação natural a todo o espaço.

[crédito imagem: cedida à Rádio Vale do Minho]
Ao redor do pavilhão, vão existir árvores por forma a diminuir o impacto visual.

[crédito imagem: cedida à Rádio Vale do Minho]
Sublinhou ainda Barbosa que “isto não é um gasto, mas sim um investimento que vai ter um retorno brutal ao longo dos anos seguintes”.

[crédito imagem: cedida à Rádio Vale do Minho]
Recorde-se que este projeto foi anunciado pelo Município no dia 12 de março do ano passado, nas comemorações do Feriado Municipal.
Comentários: 0
0
0