PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Autárquicas 2025

Monção: Multidão quer ‘3ª temporada’ da série Barbosa [FOTOS]

1 Setembro, 2025 - 07:05

3246

0

Autárquicas 2025.

Uma multidão marcou presença este domingo, durante a tarde, no parque das Caldas, em Monção, para assistir à apresentação do Projeto Eleitoral da candidatura do PSD às próximas eleições autárquicas, liderada por António Barbosa.

 

O autarca recandidata-se a um 3º e último mandato à frente da Câmara Municipal de Monção.

 

Foram 750 lugares sentados. Todos preenchidos. Ao redor, centenas em pé.

 

Assente no lema «O melhor ainda está para vir», a cerimónia contou com a presença de diversas individualidades. Entre elas Leonor Beleza, antiga Ministra da Saúde, e atualmente Vice-Presidente do PSD.

 

Como sempre, António Barbosa entrou no recinto ao som do tema Intro, dos XX. Esta música tem sido presença constante nas suas campanhas eleitorais desde 2017.

 

Subiu ao palco. Foi saudado pela multidão. A todos se dirigiu com recurso a um headset, possibiltando-lhe mais mobilidade… e mãos livres.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Saúde

António Barbosa começou pela reabilitação do Centro de Saúde. O investimento, no valor total de 2.582.092,37 €, prevê a reconstrução e ampliação do edifício existente e beneficiação dos espaços exteriores.

 

“A obra vai começar nas próximas semanas”, assegurou o candidato social-democrata que, ato contínuo, garantiu a continuação de “médico de família para todos”.

 

Porém, nesta área, Barbosa deixou um compromisso relativamente à Tomografica Computorizada (TAC).

 

“Se porventura o Hospital de Viana do Castelo não perceber que, para salvar vidas, é preciso colocar um TAC nas nossas urgências, nós [Município] vamos pagar e vamos colocar um TAC no Serviço de Urgências de Monção”. Estrondoso aplauso no público.

 

“Isto para garantir que não temos de ir a Viana quando alguém tem um ataque cardíaco ou um AVC, e alguém morrer pelo caminho antes de chegar a Braga para poder ser atendido”, acrescentou.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Habitação

O Município, recordou Barbosa, está a realizar uma forte aposta na habitação social. “Foi nossa preocupação reabilitar o parque existente, que datava da década de 70”, recordou.

 

“Estamos a investir 5 milhões, mas a reabilitação vai continuar”, garantiu.

 

Porém, defende Barbosa, “a habitação tem de ser resolvida pelo setor privado”.

 

“Felizmente, em Monção, o setor privado tem respondido. Temos hoje, no Município, centenas de licenças a ser emitidas para construção de novos prédios, novas habitações e é isto que deve ser feito”.

 

“Temos de dar condições para que o setor privado acredite que vale a pena investir aqui, porque o privado não investe onde não ganha dinheiro! Ao mesmo tempo, vamos garantindo habitação para todos numa altura em que vamos tendo cada vez mais gente com a chegada do Minho Parque”, afirmou.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

Educação

Barbosa começou desde logo por lembrar que “as obras na Escola Secundária já começaram”. O investimento supera os 5 milhões de euros.

 

Para os próximos quatro anos, Barbosa mostra-se determinado a “continuar a apostar na melhoria do nosso parque escolar, até porque o futuro do território passa cada vez mais por garantirmos educação de qualidade”.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Mobilidade

A ligação entre Monção e Valença é uma das preocupações e prioridades para António Barbosa.

 

O candidato do PSD defente “uma variante à saída da autoestrada”, onde os condutores não sejam obrigados a passar pelo centro de Valença.

 

“Mas nem todos andam de carro e todos precisam de transportes”, apontou Barbosa. Deixou o compromisso de criar transportes públicos entre Monção e concelhos mais próximos.

 

No que diz respeito à mobilidade urbana, recordou os cinco autocarros elétricos que brevemente virão para Monção. Um investimento superior a 2 milhões de euros.

 

“Um projeto de mobilidade urbana sustentável o qual permitirá, com esta pressão urbanística que cada vez temos mais, que qualquer um de nós se desloque gratuitamente” na malha urbana do concelho.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Economia e grandes obras

O novo Pavilhão Multiusos de Monção será certamente uma das obras que irá marcar um eventual terceiro e último mandato de António Barbosa à frente do Município.

 

Vai ter capacidade para 1.800 pessoas. No caso de concertos, feiras e congressos, esse número pode ultrapassar as 3.000. O investimento supera os 5 milhões de euros.

 

“Vai responder às necessidades que hoje já temos em termos desportivos no concelho. Mas acredito também que este pavilhão vai gerar economia e vai ser um polo centralizador não só em termos desportivos, como também culturais”, defende.

 

O concurso público, avançou o candidato, vai ser “possivelmente avançado ainda durante este mês de setembro”.

 

Virou para as Termas e para a anunciada requalificação naquele espaço. As novas Piscinas Municipais/Poças Termais prometem ser uma autêntica bomba propulsora no turismo local.

 

O investimento deverá rondar 2 milhões de euros. A obra deverá arrancar em 2026 e estará concluída antes do final de 2027.

 

O espaço terá dois tanques principais. Um deles será para desporto e lazer. O outro será mais termal, num cenário de absoluta tranquilidade.

 

Barbosa recordou ainda a determinação em concluir a requalificação da área envolvente à antiga estação de caminhos-de-ferro e das margens dos rios Mouro e Gadanha.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Famílias

Na reta final, o candidato social-democrata deixou ainda uma mensagem às famílias.

 

“Valorizar as pessoas é estarmos com elas quando elas mais precisam. É perceber o que se passa. São dois minutos que podemos perder por dia, mas esses dois minutos podem transformar a vida de uma pessoa”, considera Barbosa.

 

Assim, garantiu, “os próximos quatro anos não serão diferentes. Iremos continuar a reforçar o apoio que damos às famílias” que vai desde a compra de material escolar até à devolução do IRS.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

“É tão bom ser diferente dos outros!”

Em última linha, António Barbosa ainda abordou o cartaz eleitoral do PSD existente na popularmente conhecida por rotunda do Lidl, em Monção.

 

A primar pela originalidade, é composto por seis peças. Uma mais à frente onde se lê “Barbosa“. Atrás, cinco poliedros onde podem ver-se fotografias de corpo inteiro dos cinco primeiros elementos da lista do PSD candidata à Câmara Municipal de Monção.

 

“Há muita gente que ainda não percebeu uma coisa: o Barbosa não sou eu. O Barbosa é hoje um movimento que foi criado e que, de forma natural, foi aparecendo”, recordou.

 

“Não tenho 50 outdoors com a minha imagem espalhados pelo concelho. Tenho um outdoor com a minha equipa colocado nessa rotunda, com os elementos da minha equipa. É tão bom ser diferente e comunicar de forma diferente dos outros!”, concluiu o candidato perante uma longa ovação da multidão sorridente.

 

 

[crédito fotografia: PSD Monção]

 

 

Eis os primeiros cinco da lista do PSD à Câmara Municipal de Monção:

  • 1) António Barbosa
  • 2) Roberto Lameira
  • 3) Daniela Fernandes
  • 4) João Oliveira
  • 5) Agostinho Correia

 

O candidato do PSD à presidência da Assembleia Municipal de Monção é Armando Fontainhas.

 

Nas eleições autárquicas de 2021 o PSD venceu a corrida à Câmara Municipal de Monção, com 62,28% dos votos.

 

O PS obteve 29,7%.

 

A taxa de abstenção neste concelho foi de 39,4%.

 

 

[crédito fotografias capa: Rádio Vale do Minho]